top of page

Sobre os ossos

O corpo humano adulto tem 206 ossos. Uma criança pode ter 300-350 ossos ao nascer. Alguns destes fundem enquanto a criança cresce. Quando alguns ossos fundem e torna-se um osso (exemplos mais óbvios são os ossos do crânio sacro e do quadril), o número de reduz aos 206 ossos que a maioria dos adultos tem.

Dos 206 ossos no corpo humano adulto, mais de metade (106) estão nas mãos e nos pés. O esqueleto adulto é composto pelos seguintes ossos:

• 28 ossos do crânio (8 craniana, 14 facial, e 6 ossos do ouvido).
• O osso hióide do pescoço, qual forma é semelhante à de ferradura,  é o único osso que não articula (contato através de uma articulação) para outro osso.
• 26 vértebras (7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, o sacro, que é de 5 vértebras fundidas e do cóccix, que é de 4vértebras fundidas).
• 24 costelas, mais o esterno, a cintura escapular (2 clavículas, os ossos mais freqüentemente fraturados no corpo, e 2 escápulas).
• Os ossos pélvicos (3 ossos fundidos chamado osso da coxa, ou Os coxas).
• 30 ossos em cada um dos braços e pernas (de um total de 120).
• Alguns ossos parciais, que variam em número de 8-18, que são relacionados com as articulações.
Existem variações individuais: por exemplo, algumas pessoas nascem com uma costela extra ou vértebra lombar e nem todos têm ossos suturais (Inca).

 

Alguns fatos interessantes:

• A mão tem 27 ossos, o pé tem 26 e o rosto tem 14.
• O maior osso em seu corpo, o fêmur (osso da coxa), é de cerca de ¼  de sua altura. O menor é o estribo da orelha que é cerca de ¼ de 1 cm.
• Os seres humanos e as girafas têm o mesmo número de ossos em seus pescoços.
• As maiorias dos ossos do corpo estão nas mãos e nos pés.

 

 

Como os ossos curam:

O osso é um tecido vivo composto de células. Quando há uma quebra óssea, as células no sangue correm para a área fraturada. Estas células crescem para formar um novo osso. Ossos curam através de um processo chamado de remodelação gradual. A duração deste processo depende do tipo de fratura e quanto bem o ferimento é cuidado.

 

O processo de cicatrização de um osso inclui a multiplicação de certas células no osso. A área que é a mais afetada pela multiplicação é realmente a área onde o osso foi quebrado. Se as duas partes do osso quebrado estão ligadas uns aos outros, então as células que se multiplicam produzem uma substância intercelular que mantém as células juntas.

No entanto, se as duas extremidades não estão pertos o suficiente, a substância intercelular não é capaz de preencher a lacuna. Para manter as duas extremidades firmemente presas, os médicos utilizam hastes de metal ou placas e mantém o osso fraturado em gesso durante várias semanas, quando a maior parte do processo de cicatrização do osso quebrado está prevista para ocorrer.

Este processo pode ser ajudado pelo aumento da ingestão de cálcio e fósforo, que são substâncias incluídas na estrutura óssea. No entanto, isso deve ser feito com cuidado se a pessoa tem uma história prévia ou história familiar de cálculos renais. Aplicando certa pressão sobre o osso quebrado pode manter as duas partes juntas, mas a quantidade de pressão deve ser determinada  por um médico (ortopedista) com base nas imagens de raios-X que mostram o processo de cura.

bottom of page