top of page

Sistema Nervoso

O sistema nervoso consiste do cérebro, medula espinal, os órgãos sensoriais, e todos os nervos que conectam esses órgãos com o resto do corpo. Juntos, estes órgãos são responsáveis ​​para o controle do corpo e a comunicação entre as suas partes.

O cérebro e medula espinhal formam o centro de controle conhecido como o sistema nervoso central, onde as informações são avaliadas e as decisões tomadas. Os nervos sensoriais e órgãos sensoriais do sistema nervoso periférico monitoram condições dentro e fora do corpo e enviam essa informação para o sistema nervoso central. Nervos eferentes do sistema nervoso periférico transportam sinais do centro de controle para os músculos, glândulas e órgãos, para regular suas funções.

A grande parte do sistema nervoso é um tecido constituído por duas classes de células: neurónios e neuroglia. Os neurónios, também conhecidas como células nervosas, comunicam dentro do corpo através da transmissão de sinais electroquímicos. Os neurônios parecem bastante diferente de outras células no corpo, devido aos muitos processos celulares longos que se estendem desde o corpo celular central. O corpo da célula é a parte mais ou menos ronda de um neurônio que contém o núcleo, mitocôndria, e na maioria das organelas celulares, que contem estruturas que nos lembram de árvores pequenas chamadas dendritos e estendem do corpo celular para obter estímulos do meio ambiente.

 

Outros neurônios, ou células receptoras sensoriais. chamados axónios estendem-se desde o corpo da célula para enviar sinais para a frente para outros neurónios ou células efetoras no corpo.

Neuroglias, também conhecidas como células gliais, agem como as células "ajudantes" do sistema nervoso. Cada neurônio no corpo é cercado por volta de 6 a 60 neuroglias que protegem, alimentam, e isolam o neurônio. Porque os neurônios são células extremamente especializadas que são essenciais para a função do corpo e quase nunca se reproduzem, neuroglias são vitais para a manutenção de um sistema nervoso funcional.

O cérebro está localizado no interior da cavidade craniana, onde os ossos do crânio envolvente e protegê-lo. Os cerca de 100 bilhões de neurônios do cérebro formam o centro de controle principal do corpo. O cérebro e a medula espinhal, juntos, formam o sistema nervoso central, onde a informação é processada e respostas originam. O cérebro, a sede do mais elevadas funções mentais, como a consciência, memória, planejamento e ações voluntárias, também controla mais baixas funções corporais, tais como a manutenção da respiração, frequência cardíaca, pressão arterial e digestão.

A Medula Espinal é uma massa longa, fina de neurónios em pacote que transporta informação através da cavidade vertebral da coluna começando no bolbo raquidiano do cérebro na sua extremidade superior e desce para a região lombar da coluna vertebral. Na região lombar, a medula espinhal separa em um feixe de nervos individuais chamados a cauda eqüina (devido à sua semelhança com um rabo de cavalo) que continua inferiormente ao sacro e cóccix. A substância branca das funções da medula espinhal como o principal conduta de sinais nervosos para o corpo a partir do cérebro. A matéria cinzenta da medula espinal integra reflexos a estímulos.

Nervos são feixes de axónios no sistema nervoso periférico, que atuam como estradas automatizadas da informação para levar sinais entre o cérebro e a medula espinal, e o resto do corpo. Cada axônio é envolto em uma bainha de tecido conjuntivo chamada de endo neurônio. Axônios individuais do nervo são agrupados em grupos de axônios chamados fascículos, envoltos em uma bainha de tecido conjuntivo chamada de perineuro. Finalmente, muitos dos fascículos são enrolados juntamente em outra camada de tecido conjuntivo denominada epinervo para formar um nervo inteiro. O envolvimento dos nervos com tecido conjuntivo ajuda a proteger os axónios e  aumenta a velocidade da sua comunicação dentro do corpo.

Os nervos espinhais se estendem a partir dos lados esquerdo e direito da medula espinhal são 31 pares de nervos espinais. Os nervos espinhais são nervos mistos que carregam os sinais sensoriais e motores entre a medula espinhal e regiões específicas do corpo. Os 31 nervos espinhais são divididos em 5 grupos nomeados para as 5 regiões da coluna vertebral. Assim, existem 8 pares de nervos cervicais, 12 pares de nervos torácicos, 5 pares de nervos lombares, 5 pares de nervos sacrais e 1 par de nervos coccígea. Cada nervo espinhal sai da medula espinhal através do forame intervertebral entre um par de vértebras ou entre o C1 vértebra e o osso occipital do crânio.

bottom of page